ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO
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CONSULTORIA JURÍDICA DA UNIÃO ESPECIALIZADA VIRTUAL DE PATRIMÔNIO
NÚCLEO JURÍDICO SUMÁRIO

PARECER n. 00068/2024/NUCJUR-SUM/E-CJU/PATRIMÔNIO/CGU/AGU

 

NUP: 19739.131790/2022-91

INTERESSADOS: SPU/PI E CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

ASSUNTOS: PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO DAUNIÃO. CONSTITUIÇÃO DE AFORAMENTO GRATUITO

 

EMENTA: PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO DA UNIÃO. CONSTITUIÇÃO DE AFORAMENTO. LEGALIDADE DO ATO A SER PERPETRADO COM FUNDAMENTO NO DECRETO-LEI Nº 9.760/46. PROSSEGUIMENTO DOS DEMAIS PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS À CELEBRAÇÃO DO CONTRATO CONDICIONADO AO ATENDIMENTO DAS RECOMENDAÇÕES.

 

 

I - RELATÓRIO

 

Os autos do processo em epígrafe traz como objeto a constituição de aforamento gratuito em favor da Caixa Econômica Federal, de bem imóvel de domínio da União identificado como terreno constituído de marginal de rio, situado Rua Chico Doca (Antiga Rua Dez) Quadra H, Lote 01, 366, Bairro Acarape - Teresina - Piauí, Inscrição Municipal nº 056.973-9, matriculado no Cartório do 4° Ofício de Notas e Registros de Imóveis de Teresina, no Livro de Registro Geral n° 2-AH, fls 300 v, com matricula 11.939, inscrição municipal nº 056973-9., assim descrito: ÁREA: 300,07 m² - PERÍMETRO: 74,12 metros - medindo 12,00 metros de frente para a  Rua Chico Doca (antiga Rua Dez); 25,06 metros pelo lado direito, limitando-se com lote 02; 25,06 metros pelo lado esquerdo limitando-se com a rua 09 31 e 12,00 metros de fundo limitando-se com lote 17.

O imóvel pertence à União por força da demarcação da LMEO homologada em 02/08/2006, conforme processo nº 04911.000873/2004-32.

O processo teve início com o pedido administrativo por parte da interessada junto à Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Piauí - SPU/PI, culminando com Nota Técnica do órgão,  se manifestando favoravelmente à constituição do Aforamento. 

O valor do imóvel segundo Relatório do Valor de Referência é da ordem de R$ 22.874,34 (vinte e dois mil, oitocentos e setenta e quatro reais e trinta e quatro centavos).

A instrução processual se compõe dos seguintes documentos conforme lista de protocolos em anexo:

 

26117368 Anexo 01/06/2022 SPU-PI-NUDEP
 
 
26117376 Anexo 01/06/2022 SPU-PI-NUDEP
 
 
26117380 Anexo 01/06/2022 SPU-PI-NUDEP
 
 
26117386 Anexo 01/06/2022 SPU-PI-NUDEP
 
 
26117392 Anexo 01/06/2022 SPU-PI-NUDEP
 
 
26117393 Anexo 01/06/2022 SPU-PI-NUDEP
 
 
26117395 Anexo 01/06/2022 SPU-PI-NUDEP
 
 
26117398 Anexo 01/06/2022 SPU-PI-NUDEP
 
 
26117399 Requerimento 01/06/2022 SPU-PI-NUDEP
 
 
26352279 Despacho 12/07/2022 SPU-PI-COORD
 
 
34679569 Espelho 06/06/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
34682905 E-mail 06/06/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
34702827 Sentença 07/06/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
34720554 Parecer 271/2012/AGU 07/06/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
34751958 E-mail 12/06/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
34752012 E-mail 12/06/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
35530807 Planta 07/07/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
35530870 Anexo 07/07/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
35530939 Anexo 07/07/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
35531006 Parecer 07/07/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
35531099 Contrato 07/07/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
35531143 Certidão 07/07/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
35863769 Declaração 20/07/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
37110096 E-mail 05/09/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
37421369 Anexo 21/09/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
37422338 Estatuto 21/09/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
37422609 CNPJ 21/09/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
37422704 Certidão 21/09/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38078429 Decreto 24/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38078491 Anexo 24/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38078789 Procuração 24/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38079108 Procuração 2 24/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38079150 Procuração 3 24/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38079458 Procuração 4 24/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38079539 Procuração 24/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38079727 E-mail 24/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38079807 E-mail 24/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38080184 E-mail 24/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38173954 Declaração 27/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38197629 Anexo 30/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38197763 Certidão 30/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38197996 Declaração 30/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38199032 Despacho 30/10/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38227052 Espelho 31/10/2023 MGI-SPU-PI-SECAP
 
 
38227080 Relatório de Valor de Referência de Imóvel 2049 31/10/2023 MGI-SPU-PI-SECAP
 
 
38228348 Despacho 31/10/2023 MGI-SPU-PI-SECAP
 
 
38680545 Minuta de Ato de Concessão 23/11/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38680567 Minuta de Contrato 23/11/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
38680629 Nota Técnica 45557 23/11/2023 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
39457665 Espelho 08/01/2024 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
39457791 Checklist 08/01/2024 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
39457835 Ofício 1663 08/01/2024 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
39479299 Espelho 09/01/2024 MGI-SPU-PI-SEDEP
 
 
39479898 E-mail 09/01/2024 MGI-SPU-PI-SEDEP

 

É o relatório.

 

II - ANÁLISE E FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA

 

A competência legal atribuída para manifestação em processos desta natureza por parte desta unidade consultiva, dá-se em face do contido no art. 11, inciso V, da Lei Complementar nº 73/93, que institui a Lei Orgânica da Advocacia Geral da União e dá outras providências c/c art. 1º, V, § 5º, da Portaria AGU nº 14, de 23 de janeiro de 2020.

Necessário esclarecer que o posicionamento jurídico aqui firmado tem o condão de assistir a autoridade assessorada no controle interno da legalidade administrativa dos atos a serem praticados. A função precípua deste órgão consultivo é identificar eventuais riscos do ponto de vista jurídico e recomendar providências, para salvaguardar a autoridade assessorada, a quem compete avaliar a real dimensão do risco e a necessidade de se adotar ou não a precaução recomendada.

Relevante mencionar que a análise dos autos restringe-se aos aspectos jurídicos, excluídos aqueles de natureza técnica. Com relação a este aspecto, partiremos da premissa de que a autoridade competente municiou-se de informações e ciência das condições específicas imprescindíveis para a sua adequação às necessidades da Administração, observando os requisitos legalmente impostos.

Impende destacar que o posicionamento jurídico aqui emanado não se reveste do efeito vinculativo, mas em prol da segurança da própria autoridade assessorada a quem incumbe, dentro da margem de discricionariedade que lhe é conferida pela lei, avaliar e acatar, ou não, tais ponderações. Não obstante, as questões relacionadas à legalidade serão apontadas para fins de sua correção.

O aforamento encontra disciplinamento de ordem legal no Decreto-Lei nº 9.760/46, nos seguintes termos:

 

"Art. 100. A aplicação do regime de aforamento a terras da União, quando autorizada na forma deste Decreto-lei, compete ao S. P. U., sujeita, porém, a prévia audiência:
[...]
 § 6o  Nos casos de aplicação do regime de aforamento gratuito com vistas na regularização fundiária de interesse social, ficam dispensadas as audiências previstas neste artigo, ressalvados os bens imóveis sob administração do Ministério da Defesa e dos Comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
§ 7o  Quando se tratar de imóvel situado em áreas urbanas consolidadas e fora da faixa de segurança de que trata o § 3o do art. 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, serão dispensadas as audiências previstas neste artigo e o procedimento será estabelecido em norma da Secretaria do Patrimônio da União."  

 

Como se extrai do dispositivo legal supra transcrito é competência da SPU a aplicação do regime de aforamento.

Constata-se também que fica dispensada a prévia audiência quando presentes a circunstâncias apontadas nos parágrafos 6º e 7º do artigo 100.

A partir do art. 101 do Decreto-Lei 9.760/46 são definidas as condições da concessão do aforamento, destacando-se os requisitos específicos que devem constar expressamente no termo de contrato, como se vê:

 

"Art. 101 - Os terrenos aforados pela União ficam sujeitos ao foro de 0,6% (seis décimos por cento) do valor do respectivo domínio pleno, que será anualmente atualizado.   
Parágrafo único. O não-pagamento do foro durante três anos consecutivos, ou quatro anos intercalados, importará a caducidade do aforamento.
 
Art. 103.  O aforamento extinguir-se-á:                   
        I - por inadimplemento de cláusula contratual;                    
        II - por acordo entre as partes;                      
        III - pela remissão do foro, nas zonas onde não mais subsistam os motivos determinantes da aplicação do regime enfitêutico;                 
        IV - pelo abandono do imóvel, caracterizado pela ocupação, por mais de 5 (cinco) anos, sem contestação, de assentamentos informais de baixa renda, retornando o domínio útil à União; ou                     
        V - por interesse público, mediante prévia indenização.                    
        § 1o Consistindo o inadimplemento de cláusula contratual no não-pagamento do foro durante três anos consecutivos, ou quatro anos intercalados, é facultado ao foreiro, sem prejuízo do disposto no art. 120, revigorar o aforamento mediante as condições que lhe forem impostas.                 
       § 2o Na consolidação pela União do domínio pleno de terreno que haja concedido em aforamento, deduzir-se-á do valor do mesmo domínio a importância equivalente a 17% (dezessete por cento), correspondente ao valor do domínio direto."

 

Portanto, o dispositivo legal determina o foro, aponta as hipóteses de ocorrências que podem determinar a caducidade, bem como sua extinção.

No que tange à constituição do aforamento a regulamentação se encontra constante, especificamente, do art. 105 a 110 do Decreto-Lei nº 9.760/46, ipsis litteris:

 

 "Art. 105. Tem preferência ao aforamento:  
        
 1º – os que tiverem título de propriedade devidamente transcrito no Registo de Imóveis;
 2º – os que estejam na posse dos terrenos, com fundamento em título outorgado pelos Estados ou Municípios;
  3º – os que, necessariamente, utilizam os terrenos para acesso às suas propriedades;
 4º – os ocupantes inscritos até o ano de 1940, e que estejam quites com o pagamento das devidas taxas, quanto aos terrenos de marinha e seus acrescidos;
  6º – os concessionários de terrenos de marinha, quanto aos seus acrescidos, desde que estes não possam constituir unidades autônomas;
  7º – os que no terreno possuam benfeitorias, anteriores ao ano de 1940, de valor apreciável em relação ao daquele;
  § 1o As divergências sobre propriedade, servidão ou posse devem ser decididas pelo Poder Judiciário.                        
  § 2o A decisão da Secretaria do Patrimônio da União quanto ao pedido formulado com fundamento no direito de preferência previsto neste artigo constitui ato vinculado e somente poderá ser desfavorável, de forma fundamentada, caso haja algum impedimento, entre aqueles já previstos em lei, informado em consulta formulada entre aquelas previstas na legislação em vigor, ou nas hipóteses previstas no inciso II do art. 9o da Lei no 9.636, de 15 de maio de 1998.                        
 
Art. 106. Os pedidos de aforamento serão dirigidos ao Chefe do órgão local do S.P.U., acompanhados dos documentos comprobatórios dos direitos alegados pelo interessado e de planta ou croquis que identifique o terreno.
 
Art. 108. O Superintendente do Patrimônio da União no Estado apreciará a documentação e, deferindo o pedido, calculará o foro, com base no art. 101, e concederá o aforamento, devendo o foreiro comprovar sua regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional até o ato da contratação.                    
       
Parágrafo único.  O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estabelecerá diretrizes e procedimentos simplificados para a concessão do aforamento de que trata o caput.              

 

Verificando a composição da instrução processual constata-se parcialmente presente a documentação necessária para o fim de se estabelecer o desiderato pretendido pelo interessado conforme exigência legal, exceto a Ata deliberativa do GE-DESUP, impondo-se desta feita a necessária apreciação pelo Grupo Especial acerca da destinação pretendida.

A Ata Deliberativa do GE-DESUP, se constitui em documento imprescindível a compor a instrução processual, eis que esta é que se se manifestará favorável ou não à destinação.

Especificamente quanto aos termos da minuta do Termo de Contrato não verificamos reparos ou observações a serem feitas, haja vista a observância dos requisitos estabelecidos pela Lei nº 8.666/93 em seus artigos 54 e 55 e dos modelos disponibilizados pela SPU para o fim específico de aforamento. 

 

III - CONCLUSÃO

 

Diante do acima exposto, verifica-se como providência necessária de modo a determinar a regularidade processual, e não apenas isto, mas a sua legalidade, o encaminhamento do processo à apreciação e deliberação do GE-DESUP com respectiva juntada da Ata Deliberativa, conforme mencionado nos parágrafos 17 e 18 deste parecer. 

 

Brasília, 23 de janeiro de 2024.

 

 

SILVINO LOPES DA SILVA

Advogado da União em Roraima-CJU-RR/CGU/AGU

 

 


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